Aprenda como fazer água de rosas

como-fazer-agua-de-rosas

você sabia que pode fazer seu próprio perfume utilizando água de rosas?

 

 

Como fazer água de rosas

Ingredientes:

Pétalas lavadas de 8 rosas, usamos a de cor amarela nesta receita (se forem compradas, devem ser livres de pesticida)

2 canecas de água fervendo

Modo de fazer

Coloque as pétalas (separadas uma por uma) em um recipiente de vidro resistente ao calor, adicione 2 canecas de água fervendo até que as pétalas sejam cobertas. Tampe o recipiente com um prato ou tampa, se possuir uma. Deixe repousar por 30 minutos. Em seguida, com a ajuda de um pano limpo e bem fininho (tipo uma fralda de tecido) coe a água. Despeje esta água numa embalagem de vidro com tampa e conserve na geladeira.

Você pode usar esta água em várias receitas de beleza e mesmo como um tônico depois de remover a maquiagem e antes de aplicar o hidratante para cuidar da pele antes de dormir! Dura até 1 semana na geladeira.

perfume-natural-lavanda

Faça seu próprio perfume natural de lavanda!

Aprenda aqui a fazer uma deliciosa colônia de lavanda!

 

Perfume natural de lavanda com água de rosas

Esta é uma receita livre de álcool, ideal para quem busca um aroma bem fresquinho, sutil, lembrando a sensação de banho recém-tomado! Pode ser usada por quem tem alergia a álcool e por crianças. A partir desta base, é possível soltar a imaginação e preparar outras misturas aromáticas na medida do seu gosto!

Você vai precisar:

  • De óleo essencial de lavanda. Os óleos essenciais usados na aromaterapia geralmente são bem tolerados pela pele, mas alguns como o de canela e alecrim podem provocar reações adversas sérias. Por isto não é aconselhável utilizá-los, mesmo em doses mínimas! Melhor deixar este tipo de aroma aos cuidados dos especialistas no assunto.
  • Água de rosas. As águas florais ou hidrolatos são a água que sobra na extração dos óleos essenciais. A água de rosas, por exemplo, pode ser encontrada até em farmácias.
  • Vidro escuro com tampa

Vamos à receita

No vidro escuro, coloque 30 ml de água de rosas. Em seguida, adicione 4 gotas do óleo essencial de lavanda. Feche o vidro e agite bem. Deixe repousar durante 3 dias, agitando o vidro 2 vezes por dia. Depois a colônia estará pronta para ser usada! Como é natural, agite sempre antes de usar. Conserve ao abrigo da luz e do calor e para aumentar a sua validade, guarde-a na geladeira. Nunca utilize em bebês! Quando os aromas ficarem muito fraquinhos, prepare uma nova colônia, pois esta já não estará boa!

Esta colônia de lavanda com água de rosas é tão relaxante que pode ser usada até para perfumar o quarto! Além disso, a água de rosas e o óleo essencial de lavanda possuem propriedades hidratantes, refrescam o corpo e ajudam a combater a insônia!

Fonte: LarNatural

 

Gerência de Benefícios ao Servidor

 

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais