Voluntariado: experiência de plena cidadania ao alcance de todos

Você sabia que muitos servidores estaduais, mesmo trabalhando 8 horas por dia, encontram tempo para ações voluntárias? Qualquer pessoa pode enriquecer seu currículo dedicando parte do tempo para ajudar ao próximo. Cerca de 11 mil pessoas já foram capacitadas pelo Centro Goiano de Voluntariado (CGV), da Organização das Voluntárias de Goiás e prestam serviços gratuitos em 158 instituições e organizações filantrópicas.

O primeiro passo é participar da palestra Capacitando Voluntários realizada mensalmente na OVG, na rua T-14 nº 249, Setor Bueno, em Goiânia. Nas palestras são repassadas dicas sobre a legislação e a postura ética que se espera deste profissional. Segundo a gerente do CGV, Valéria Araújo Almeida, praticar o voluntariado é praticar a cidadania. “Eu sempre gosto de dizer que a prática voluntária faz parte plena cidadania. Basta querer”.

Em reportagem publicada no site Goiás Agora, da Agecom, as voluntárias Beatriz Fonseca e Lidiane Lopes Mendanha destacaram o valor da experiência para a mudança de sua visão sobre a vida e para a valorização do Currículo. Aos 21 anos, Beatriz que é voluntária do CRER, há um ano e meio, na área de Fisioterapia afirmou que não pretende deixar a função tão cedo, pois o trabalho mudou sua vida.  “Comecei na área de recreação onde tinha contato com crianças deficientes e não deficientes. Em seguida passei para a área de reabilitação. É muito bom ver a alegria e a força de vontade das crianças que lutam para superar seus problemas de saúde”, ressalta.

O Centro Goiano do Voluntariado ministra palestras de capacitação em outros lugares como faculdades, igrejas, associações de moradores, órgãos públicos etc. Basta a pessoa interessada abrir uma turma e fazer o pedido nos telefones 32019444 e 32019486.

 

Gerência de Benefícios ao Servidor

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais