Você sabia que o Parque Marcos Veiga Jardim vai reunir várias tribos?

     ↳ Clique aqui para fazer o download do áudio 

Fonte: Goiás Agora

 

skate2

Pista de skate é homenagem a Lucas Camargo Alves.

Recém-inaugurado, o Parque Marcos Veiga Jardim, que fica atrás do Autódromo Internacional de Goiânia, é um complexo multifuncional destinado à prática de esportes e ao lazer e promete reunir várias tribos: skatistas, ciclistas e patinadores, entre outras.

Em uma área ampla, de 66 mil metros quadrados, foram construídas pista de caminhada de 1,2 mil metros, duas quadras poliesportivas com iluminação (basquete, futebol de salão, vôlei e handebol), duas quadras de areia (futebol, peteca e vôlei) também iluminadas, uma pista de skate oficial para competições nacionais e internacionais, uma pista de patinação (esplanada), equipamentos de ginástica ao ar livre, playground e arquibancada com capacidade para 200 pessoas. Além de poder sediar competições de várias modalidades, o Parque Marcos Veiga Jardim poderá receber shows e apresentações teatrais.

A estrutura também foi concebida para a contemplação do local e da natureza e possui espaços de convivência como a Praça das Águas, o espelho d´água com pergolado e oito bicos d´água, além do paisagismo. Para atender os visitantes, dois quiosques para alimentação, sanitários, estacionamento para veículos com 270 vagas, estacionamento para motos com 50 vagas, bicicletários. O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), investiu R$ 9,7 milhões com recursos próprios.

parque

Parque tem paisagismo diferenciado, com espécies de forrações e arbustos.

Passeio

O parque oferece cenário ideal para um passeio em família. Mesmo morando na Avenida Perimetral, o casal de autônomos Lorena Ribeiro e Francisnaldo Rodrigues fez questão de cruzar a cidade para conferir a novidade anunciada na televisão. “Adorei aqui. Tem muita opção para trazer as crianças e viremos mais vezes, com certeza.”, disse. Francisnaldo, que anda de skate há quatro anos, confessa que ficou curioso para conhecer a pista nova e segura.

Para o fotógrafo Alexsanders Victor, de 31 anos, que clica as manobras radicais dos skatistas há dez anos, esta é a melhor pista de Goiânia, porque o modelo atende praticantes de patins, skate e bike. “Ficou em um nível top”, elogia. John Anderson Santos do Nascimento, de 18 anos, que costuma andar de patins no Itatiaia e Novo Horizonte também aprovou a novidade. “A pista é muito boa, lisinha e bem sinalizada”, comenta.

Homenagem
O nome do parque é uma homenagem ao goiano Marcos Henrique da Veiga Jardim. Nascido em 1934, ele era publicitário, praticante de automobilismo e piloto de avião. Marcos ajudou a desenhar o traçado do Autódromo de Goiânia. Faleceu em 1997, após queda de um avião de acrobacias que pilotava.

A pista de skate profissional também é uma homenagem à memória de Lucas Camargo Alves, filho da jornalista Cileide Alves, que morreu em 2012 após sofrer um acidente praticando o hobby, que lesionou o pâncreas. O jovem sempre lutou pela construção de pistas de skate em Goiânia.

O presidente da Agetop, Jayme Rincon, falou sobre a qualidade da obra, que atende ao padrão de excelência adotado nas obras públicas do Estado.”Esse é um esporte que até agora estava meio órfão aqui em Goiânia. O governador Marconi Perillo, sensível ao clamor dos skatistas, determinou que nós incluíssemos nesse parque uma pista de skate e ele queria que fizéssemos uma de boa qualidade. Acho que superamos a expectativa e conseguimos fazer uma das melhores pistas do Brasil. Estamos entregando à população de Goiânia um parque moderno e completo”, disse