Consignações com segurança

O Governo do Estado de Goiás trabalha para oferecer cada vez mais confiabilidade no serviço de Consignação em Folha de Pagamento. As ações públicas estão focadas na prevenção e fiscalização do processo de modo a proporcionar com segurança o acesso às taxas de juros mais competitivas do mercado.

Além de rigor na fiscalização do sistema, outro fator positivo é a confiança das instituições financeiras parceiras em relação ao repasse regular das consignações descontadas na folha dos servidores, o que contribui para a manutenção das taxas em níveis atrativos.

Ao procurar um empréstimo consignado o servidor deve agir com consciência e cautela. É preciso avaliar o impacto dos descontos do empréstimo na renda mensal, que leva à diminuição do poder de compra e ao risco de endividamento.

Após tomada a decisão de contrair um empréstimo consignado, o servidor deverá emitir a senha por meio do Token, conforme procedimento descrito no próximo tópico ou, caso necessite de atendimento presencial nas Unidades do Vapt-Vupt, deverá  preencher os formulários abaixo e em seguida agendar o atendimento por meio do Portal do Vapt-Vupt para cadastrar a senha que permitirá a efetivação do empréstimo consignado

Todo o Serviço de Consignação em Folha de Pagamento está regulamentado pela Lei Estadual nº 16.898/2010 e Decreto 7112/2010. Saiba mais sobre consignações na página de informações gerais.

Novo serviço de emissão de Senha por Aplicativo

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Neoconsig Tecnologia S.A, disponibiliza a emissão de senha para empréstimo consignado pelo aplicativo “Meu Consignado”. O novo serviço oferece comodidade e mais segurança no processo de cadastramento para a solicitação do empréstimo.

Os servidores que desejam solicitar empréstimo consignado poderão optar por emitir a senha para o pedido de empréstimo pelo próprio celular, de forma segura e com economia de tempo. Além disso, a nova ferramenta também oferece a verificação de informações como margem consignável, operações, simulação de empréstimos, entre outros serviços.

Após instalar o aplicativo no telefone móvel o usuário realizará o cadastro, conforme o passo a passo abaixo. Em seguida, a equipe técnica da Neoconsig receberá o cadastro e, após validar os dados, fará a liberação para o uso da senha.

Assim que o cadastro for liberado pela Neoconsig, o servidor deverá se dirigir até a agência bancária para dar prosseguimento no seu atendimento. O TOKEN terá a duração de duas horas para que o usuário realize o empréstimo consignado, razão pela qual sugerimos que o código (senha) seja gerado no ato da contratação.

A Sead esclarece que a ferramenta é mais uma alternativa para a geração de senhas de empréstimo consignado. Portanto, as unidades Vapt-Vupt continuam efetuando o serviço normalmente com atendimento previamente agendado no Portal.

Passo a passo para a emissão da senha pelo aplicativo.

Dúvidas frequentes sobre o uso do Token

1 - No aplicativo “Meu Consignado” o servidor tem outros serviços?

Sim, além da senha, a funcionalidade também oferece consulta de margem consignável, consultas de operações de consignações, simulação de empréstimos e outros serviços.

2 - Após a liberação do cadastro pela empresa Neoconsig, o que devo fazer?

Após a liberação do cadastro pela empresa, o servidor estará apto a gerar um código TOKEN (senha) para fazer a contratação do empréstimo consignado. Como o TOKEN só tem duração de duas horas, sugerimos que o código (senha) seja gerado no ato da contratação.

3 - Quantas consignações o servidor poderá fazer com um código TOKEN (senha)?

Apenas uma operação. O código token (senha) só terá validade para uma operação de consignação. Assim, para novas contratações, deverá ser gerado novo código.

4 - Há limites de geração de códigos TOKEN (senha) por dia?

Não há limites para geração de códigos token (senha), contudo um novo código só terá validade caso o anterior já tenha sido utilizado ou expirado (após 2 horas).

Sou servidor, como fazer o empréstimo?

1. O servidor deve verificar no seu último contracheque se possui margem consignável disponível para realizar o empréstimo.

2. Caso possua margem disponível, o servidor poderá emitir o Token (senha) pelo aplicativo “Meu Consignado”.

3. Caso opte por cadastrar a senha nas Unidades do Vapt-Vupt, este deverá imprimir um dos formulários abaixo e preenche-lo somente na presença do atendente do Vapt-Vupt.

Formulário – Titular

Formulário –  Curador

Formulário – Procurador

4. Após a escolha de uma das consignatárias credenciadas, o servidor deverá se dirigir até a entidade de crédito para efetivar seu empréstimo consignado.

Sou empresa e quero prover software de gestão de consignados, como fazer?

Através do Termo de Referência de Consignado, a empresa interessada em forner software para gestão e operacionalização de consignados para o  Poder Executivo do Estado de Goiás pode realizar a sua proposta.

Dúvidas?

Acesse a página de dúvidas frequentes sobre consignados, ou entre em contato conosco.

A Gerência de Consignação da SEAD é o setor responsável pela gestão das consignações e está à disposição para fornecer maiores esclarecimentos.

Entre em contato conosco:
Telefones: 3201-6593, 3201-6524, 3201-6552, 3201- 6693, 3201-6541
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Av. República do Líbano, nº 1945, Setor Oeste - Goiânia/Goiás. CEP: 74125-125


Procon Goiás

Site: http://www.procon.go.gov.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Disque Denúncia: 151

Ouvidoria do Banco Central do Brasil

Site: https://www.bcb.gov.br/
Telefone: 0800-979-2345
Setor Bancário Sul (SBS) – Quadra 3 Bloco B – Edifício Sede do Banco Central
CEP: 70074-900 – Brasília – DF

Ouvidoria SEAD

Site: http://www.administracao.go.gov.br/
Telefones: (62) 3201-5739 / 5743

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.